Rede-telão de LED será usada nos jogos de vôlei da Rio-2016
(01/07/2016 16:55)
Primeiro evento-teste dos Jogos Olímpicos Rio-2016, a fase final da Liga Mundial de vôlei de 2015, que será disputada no ginásio do Maracanãzinho, apresentará um novo modelo de rede. O aparato será composto por 38 luzes de LED na altura e 100 no comprimento (de cada lado) e se transformará em um telão.
A rede ficará apagada quando a bola estiver em jogo, mas poderá ser usada para exibir textos e imagens nos intervalos. A ideia da FIVB é exibir elementos como estatísticas, placar, bandeiras dos países que estiverem em quadra e nomes de patrocinadores.
A nova rede pesa 15kg, mais do que o triplo dos 4kg de uma rede comum. O aparato já foi testado, e os jogadores devem sentir diferença quando a bola bater nele.
O LED da rede é protegido para não ser danificado ou provocar riscos aos jogadores. O projeto foi criado por uma empresa belga e vem sendo desenvolvido há um ano.
A rede-telão também será usada nos jogos de vôlei da Rio-2016. Como é à prova d'água, a rede também pode ser utilizada no vôlei de praia.