Sustentabilidade e economia: Uma dupla mais do que perfeita
(24/11/2015 09:40)
Secas, alagamentos, plantações arrasadas e outras mudanças climáticas têm deixado claro que é preciso fazer algo antes que seja tarde demais. E não é preciso fazer algo tão grandioso, mas repensar as atitudes para que nosso dia-a-dia seja mais sustentável já é um bom começo. Cada um de nós somos parte de um todo, e cada atitude nossa, por menor que seja tem a capacidade de influenciar o mundo.
Portanto, adotar atitudes sustentáveis tem muito a ver com a nossa capacidade de resiliência: transformar e adaptar depois de choques que exigem mudanças. Há muito que nós podemos fazer.
QUESTIONE AS SUAS ATITUDES
O que significa sucesso para você? Para a maioria da população, a resposta é morar em uma casa grande, poder viajar sempre e ter um salário gordo. Não há nada de errado em buscar uma vida confortável, mas não devemos nos basear nesses critérios para definir se levamos uma trajetória satisfatória e feliz. Mais importante é ter experiências gratificantes no dia a dia, saúde, bons amigos e momentos de diversão.
Existe um conceito chamado Felicidade Interna Bruta, uma analogia ao Produto Interno Bruto (PIB), que mede o progresso do país não só pelo dinheiro gerado mas também pela relação da nação com o meio ambiente e pela qualidade de vida da população. Com esses conceitos na cabeça, é necessário questionar diariamente as suas ações e motivações. O que você busca no trabalho? Como fortalece suas amizades? O que faz para contribuir com um desenvolvimento sustentável? As respostas serão seu guia para repensar suas atitudes.
NÃO ESQUEÇA DO BÁSICO
Às vezes, uma situação de crise econômica como a que vivemos pode nos fazer pensar sobre o que é ou não necessário em nossa vida, como diminuir o tempo do banho ou levar sacolas reutilizáveis ao supermercado. Usar ao máximo o transporte público e economizar na conta de luz tirando da tomada tudo que não estiver usando durante o dia, como televisores, micro-ondas, fogão e computadores são atitudes necessárias nos dois sentidos: econômico e do ponto de vista da sustentabilidade.
E na arte de repensar nossas atitudes, a reciclagem do lixo , assim como evitar o desperdício de comida também ajudam na economia. Você sabia que, em média, jogamos fora 40% dos alimentos que compramos?
Portanto, repense e faça diferente. Pelo planeta, por você, por todos nós!