Um dos segmentos da tecnologia que mais tem se desenvolvido é o de wearables — os aparelhos vestíveis. Mas ainda existem muitos desafios que cientistas e engenheiros precisam vencer para que seja possível ampliar as possibilidades do mercado.
Um dos trabalhos dos pesquisadores ligados ao KAIST (Instituto de Ciência e Tecnologia Avançada da Coreia do Sul). Um novo trabalho desses cientistas está conseguindo criar LEDs que se comportam como fibras — o que é vital para que eles possam ser criados como tecidos para os produtos.
A pesquisa trará uma tecnologia essencial para o desenvolvimento de LEDs em fibras, o que é fundamental para a fabricação de tecidos. Mas como isso pode ser feito?
O grande trunfo
Para que seja possível criar os LEDs tecidos, eles utilizaram uma técnica de "dip coating" (Revestimento por Imersão). Isso significa que as fibras são colocadas em uma solução e depois passa por um processo de deposição dos materiais orgânicos que darão origem aos LEDs, que na verdade são OLEDs. Os cientistas agora estudam formas de levar isso para produtos comerciais, o que, com certeza, não será um problema para quem gosta de brilhar a noite.