A cozinha é um dos ambientes da casa onde, constantemente, você vai precisar passar uma quantidade maior de tempo, isso é certo. Tem gente que adora, mas também tem gente que não é muito adepto. Devido a isso é muito importante que você deixe o ambiente iluminado para não ficar com os olhos cansados após muito tempo por lá. Outro aspecto a se destacar é o risco de acidentes domésticos que acontecem nas cozinhas e uma boa iluminação reduz esse risco.
Porém, a iluminação acaba sendo deixada de lado por algumas pessoas na hora de projetar os seus móveis planejados.
Se você vai escolher um piso escuro (que fica muito bonito), precisará gastar mais com iluminação artificial e consequentemente pagará uma conta de energia elétrica maior. Com o piso claro, não há essa preocupação.
De acordo com o Instituto de Defesa do Consumidor, as lâmpadas de LED são alternativas muito mais econômicas em comparação às lâmpadas incandescentes e, além disso, produzem menos calor.
É claro que você não precisa deixar a sua cozinha com lâmpadas por todos os cantos como se fosse um cassino, mas é importante iluminar bem, principalmente os locais onde as tarefas serão realizadas (cortar ou lavar alimentos, por exemplo), para que você possa enxergar bem os alimentos.
Essas lâmpadas ajudam a iluminar alguns pontos específicos da cozinha e por não estarem em pontos não tão elevados, se aproximam bem dos locais onde as tarefas são realizadas, conforme mencionado na dica anterior.
Os interruptores dimmers (esse é o nome técnico) são usados para controlar a intensidade da iluminação em cada ambiente. Você precisará de um especialista para ajudar nessa empreitada, porém o resultado é bem interessante e você consegue mudar a cara de um ambiente com o simples deslizar de um botão.