Cuide bem dos seus faróis antes de viajar!
(07/07/2015 09:21)
Manter os faróis sempre regulados e com as lâmpadas recomendadas pelo fabricante são as maneiras de garantir a boa luminosidade do veículo e, com isso, a segurança, principalmente durante o entardecer e à noite. Caso contrário, a visão do motorista do carro e de quem trafega no sentido oposto, ficam prejudicadas.
A alteração da potência das lâmpadas também pode causar o superaquecimento do sistema elétrico, uma vez que todos os componentes utilizados fazem parte do projeto do veículo. Lembre-se também que é importante conferir o ajuste dos faróis a cada seis meses e por um profissional habilitado.
Regulagem
Nivelar os feixes de luz é uma tarefa simples que pode ser feita em alguns minutos . A checagem é feita de forma manual ou por meio de alinhadores (reguloscópios). Recomenda-se fazê-la sempre que houver alguma ocorrência que desregule os faróis, como uma batida na parte frontal do carro. Até mesmo o excesso de peso na traseira ou na dianteira do veículo pode afetar a direção do facho de luz.
Com o tempo, as lâmpadas também perdem a potência e ficam mais fracas, prejudicando a visibilidade. A troca deve feita sempre aos pares e a cada 50 mil km, garantindo, assim, que os faróis direito e esquerdo estejam iluminando de forma uniforme. As lâmpadas podem perder a força antes mesmo desse período, por isso é importante ficar de olho nelas. Se estiverem escuras, é sinal que estão com baixa luminosidade.
Veja alguns cuidados com o carro antes de viajar:
Check-list:
- Verifique os faróis e luzes
- Cheque os pneus e estepe
- Veja os freios e suspensão
- Verifique o combustível e óleo
- Os documentos devem estar em dia
- Veja se os limpadores de pára-brisas estão funcionando